processos
Nem todos os processos que envolvem o surgimento de uma peça Varandeia acontecem dentro do ateliê. O primeiro deles, o processo criativo, por exemplo, começa em qualquer lugar, situação ou pessoa que me inspire. Sou movida pelas múltiplas referências que me afetam: cinema, fotografia, literatura, artes visuais, têxteis, populares. Logo, minhas inspirações são constantemente alimentadas e de alguma forma transferidas ao meu fazer manual.
O processo criativo também envolve desenhos e rabiscos no papel, e protótipos em argila. Com a ideia materializada de alguma forma, passamos para o processo produtivo: modelagem manual ou no torno eletrico, acabamentos e secagem. Estas são as três etapas mais demoradas dentro de todo o processo pois levam de 10 a 30 dias, dependendo do tamanho e especificidade de cada peça.
Logo, a primeira queima chamada queima de biscoito, a 900°C, onde a peça já seca irá ficar resistente e ao mesmo tempo porosa para receber o esmalte cerâmico.


Durante a esmaltação retomamos a mais um processo criativo onde a mistura de cores, texturas e brilhos irão definir o resultado final de cada peça. Após serem esmaltadas ela volta ao forno, e dessa vez a uma temperatura de 1240°C. Esta é considerada uma peça de alta temperatura, pois além de ficar mais resistente e menos porosa, ela estará pronta para ser facilmente higienizada, e conservar ainda os líquidos frios e quentes que possam abrigar.
A peça pronta poderá ir ao freezer, microondas e lava louças :)
Então finalizamos com o processo de registro que consideramos uma parte importante também, mesmo sendo uma pós produção, pois é através dele que agregamos ainda mais poesia às peças e a transmitimos a você.




